quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Palavras

Maracujá. Ma-ra-cu-já. Maracujá é uma palavra usada sem pressa cotidianamente. Mas agora está estranha. Engraçado: ontem eu pensei em maracujá o dia inteiro. Quando cheguei em casa, era suco de maracujá. Passei numa vitrine de doces e tinha mousse de maracujá com alguma coisa requintada, cheia daquelas sementes pretas que brilham. E maracujá ficou tanto na minha cabeça, que agora é como se eu desconhecesse e tivesse que buscar o significado em um dicionário maracujês-português. Eu quase não consigo reconhecer maracujá só de olhar para a palavra. E isso já aconteceu com melancia. Durante uma semana, comi melancia sem parar, sempre suculenta (que também já me foi uma palavra estranha), grande e bem vermelha. Mas, enquanto comia, ia soletrando MELANCIA, descobrindo pausadamente a palavra, proferindo (mentalmente, claro. Eu estava com a boca cheia) sílaba por sílaba da me-lan-ci-a, e me saboreando na fruta (aguada, mas saborosa). Custou para que voltasse a ser uma palavra normal. Para isso, tive que passar tempos sem ouvir falar na dita cuja. Tropical também me soava estranho há uns meses. A culpada era uma sorveteria perto da escola, que tinha um letreiro de tamanho considerável, que atraía a minha atenção. Eu imaginava a palavra tropical escrita em forma de ondas, num outdoor imenso em uma praia paradisíaca. Como se dissesse: "AQUI é tropical". Com o tempo, eu não conseguia nem lembrar o significado da palavra instantaneamente. Tinha que procurar nos arquivos da memória teimosa.
Calma, maracujá ainda não chegou a esse ponto, apesar de quase despovoar meu acervo vocabular. Eu sei que é uma fruta, mas o sabor me foge. Depois de um bruto esforço, eu lembro, mas logo foge de novo. É uma briga árdua, e o maracujá está vencendo. E tudo começou ontem, com aquele bendito suco, que, aliás, estava bem doce, cheio de açúcar, açúcar, açúcar, a-çú-car...

6 comentários:

Anônimo disse...

Tomei suco de Maracujá hoje =D
De ma-ra-cu-já!
;)
Você fala de boca cheiaa! Mau educada!

Anônimo disse...

Gostei Baby,
Eu sei q sorveteria é essa
kkkkkkkkkkkkkkkk

Adoro-te

=*

Anônimo disse...

Que legal!
Adoro esses textos doidoss!

kkkkkkk

NOTA 10!

BJS

Dan Souza disse...

Acho impressionante...
Quando eu mostro uma de minhas musicas as pessoas dizem: "Que coisa mais louca e sem nexo, Dan!"
Quando Juju escreve algo louco ninguem diz que é louco..toooodo mundo aprova! (inclusive eu, por mais estranho que possa parecer...)
hauhausahusah..
maas! fique tranquila!
a humanidade costuma chamar gênios (nós) de loucos e verdadeiros loucos de gênios!
haushaushau
=]

Anônimo disse...

Comoo sempree... de parabéns né?
Quem sou eu para comentar aquii :X
Fã número 1 o/
kkkkkkkkkkkk

beijoos
Te amoo!

Leidson Germano disse...

O cotidiano
visto de um outro ponto de vista
sempre se torna interessante.
Salientar coisas que passam
desapercebidas no dia-a-dia
é uma coisa que sempre me surpreende..

Faz tanto tempo que não comia nada
ou tomava nada de maracujá que o sabor
também não me vem mais à memória =p

Você mais uma vez me surpreendendo
com esse talento, que a cada dia
está mais aprimorado

Continue escrevendo que sempre terá
no mínimo um leitor para ler e
deliciar com suas obras.

Beijos