domingo, 5 de outubro de 2008

A comédia virou tragédia...

"Quem pode impedir que o povo queira ser mal governado? É um direito anterior e superior a todas as leis."

É com essa citação de Machado de Assis, em 1895, que eu começo um grande desabafo interior sobre hoje, dia de eleição, dia em que se efetivou o declínio de Macau. Há mais de 100 anos, o realismo machadiano descreveu um quadro atual na política brasileira. O povo é alienado e vota por dinheiro. Prova disso foi o que aconteceu hoje. O prefeito mais cassado do Brasil foi reeleito fazendo uma campanha suja e regada a muito voto comprado. A decepção é visível no rosto de cada um dos eleitores que votou na oposição. Claro! Combater a corrupção de forma autêntica e com uma candidatura limpa não foi o suficiente para o povo abrir a mente. Falta uma educação eleitoral aqui na cidade. Mas nada podemos fazer, só lamentar.
Cada povo tem o governo que merece. Se escolheu, é porque gosta, porque se vende por uma garrafa de cachaça, uma dose de cana, cinco reais... Vale tudo! O que me admira é que o homem está cassado, cheio de processos tramitando na justiça e ainda assim foi eleito. Simpatia não foi. Boa administração, muito menos. Então, como ele ganhou? Usando artifícios que ele sempre usa.
Será que as pessoas não pensam no futuro? No que a nossa cidade vai se tornar? Eu sempre pensei que sentiria orgulho em votar pela primeira vez, e até senti, mas depois do resultado vi que não basta só a minha consciência. Eu sei que eu votei certo, e não me arrependo. Votaria de novo se fosse preciso. Sei que o prefeito eleito não ganhou com o meu voto, e disso eu me orgulho. O MEU voto valeu a pena. Não digo que foi desperdiçado. Pelo contrário, votei em quem eu queria, não fui comprada, exerci meus direitos de cidadã. Eu fico piedosa pelo povo de Macau, que mora aqui, que vai sofrer as conseqüências por 4 anos, ou mais (uma extensão de uma possível crise, talvez?). Espero que haja boas mudanças, apesar de achar difícil. Ele não é o ideal, mas se o povo escolheu, o povo que agüente.
Eu só digo que estou decepcionada com a política brasileira. Nunca confiei, apesar de provir de uma família do meio, e agora é que eu estou desacreditada de verdade. Macau nos enganou direitinho. E vou achar pouco a lama que ela vai virar. Agora é esperar para ver. 4 anos passam devagar demais. É muito tempo para um ditador. E daqui a 4 anos, eu vou tentar fazer diferente. Nós vamos tentar fazer diferente. Durante esses 4 anos, tentaremos abrir a mente das pessoas para o que ocorre em sua volta. Tirar o litro de cana de suas mãos e inserir suas participações na política macauense.
Digo ainda: ganhamos. Sem apoio de nenhum governo, sem dinheiro, só com o apoio do povo, a diferença foi de 8%. Os adversário antigos se aliaram e ainda assim a diferença diminuiu muito (700 pessoas vieram para o nosso lado). Isso é bom. Mostrou que os traidores não têm força e só provocam revolta nas pessoas (claro, as que NÃO se vendem, que são cidadãs de verdade). A verdadeira vitória está na dignidade com que saimos da batalha.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Juliana! Eu estava preparado para os dois sentimentos, o de vitoria e o de derrota! Mas eu também me decepcionei, acreditei no que o povo dizia! Confesso que fui enganado, como todos nós! Mas de uma coisa eu posso dizer: o povo quem quis, o povo gostou e foi conivente com as atitudes do atual prefeito, o povo gostou! Apesar de eu não acreditar em mudanças repentinas, espero igenuamente que o prefeito mude, que tenha uma luz que o ilumine, para que a cidade sofra menos! Mas nos resta esperar e deixo aqui uma frase de Olga Benário: "Lutei pelo bom e pelo melhor do mundo!"

Anônimo disse...

Pois é Juh...Também concordo que a verdadeira vitória é a dignidade. E é isso que me conforta: saber que perdemos mas temos dignidade. Enquanto os vitoriosos da vez...Prefiro não comentar. Mas como dizia o saudoso Maquiavel: "Os fins justificam os meios." Assim Seja. Viva a democracia brasileira.

Dan Souza disse...

Pois é

...

É o que tenho a dizer diante da indignação que estou sentindo.
Espero sinceramente que o povo de Macau um dia tenha consciencia do que fez re-elegendo esse homem.

ah, Juh! fiz um negocin pra você colocar aqui no teu blog láa em cima no cabeçario que tá muito sem graça..;P
te mandei por email..
beijoos!